VVugflXL9O8

Xpressão Lírica é um projecto de Leiria, liderado por XL, que combina sonoridades como o Hip-Hop/Horrocore e o Nu Metal.

XL, ou Xpressivo Lírico, o responsável pelas letras e voz dos Xpressão Lírica é conhecido como um dos impulsionadores da cultura Hip-Hop e música alternativa da zona centro, sendo fundador da editora “Alternativa Music“, autor de 3 programas de rádio e organizador de inumeros eventos solidários em prisões e orfanatos. A sua crescente influência levou-lhe inclusive a ter direito de antena nos canais generalistas da TV portuguesa.

Além de XL a banda é composta por mais 4 elementos com percursos quase todos ligados ao Metal:

  • Tetiana Boichuk (Voz feminina). Com raízes no distrito de Ternopil (Ucrânia), esta «Metalhead» assina os refrões da banda Xpressão Lírica com o pseudónimo «Sigel», a deusa do sol. Fã do Heavy Metal desde a primeira audição, as suas influências musicais passam por bandas como Machine Head, Pantera, Metallica, Arch Enemy, Insomnium, Killswitch Engage, Five Finger Death Punch, Disturbed, In This Moment, Avengend Sevenfold entre outras.
  • Gonçalo Crespo (Guitarras e Produção). Gonçalo tem no seu percurso experiências como guitarrista em várias bandas como Raven Soul (Rock Gótico) em 2007-2013, Hate Disposal (Death Metal) 2007-2010, Clutter (Metalcore / Metal Progressivo) 2011-2017. Nesta última, produziu os discos «Emergence» e «Obsidian». A nível de palcos destaca a abertura para Moonspell em 2009 na cidade do Porto, e a nível de tempo de antena nas rádios destaca a presença no programa da Antena 3 «Alta Tensão» da autoria do ícone do metal em Portugal, António Freitas. Licenciado em Som e Imagem no Instituto Politécnico de Leiria (ESAD), trabalha como professor de guitarra e como técnico de palco nos teatros José Lúcio da Silva e Miguel Franco em Leiria. Produtor e live guitar da discografia da banda Xpressão Lírica, tem como influências musicais, as bandas Metallica, Meshuggah, Periphery, Machine Head, Mastodon e Limp Bizkit.
  • Telmo Santo (Baixo). Telmo guarda no seu currículo a experiência como baixista nas bandas The Archaist (Technical Death Metal) 2010-2011 e Madame Violence (Death Metal) 2011-2016. Nesta última produziu o álbum «House Of Pain», e pisou os palcos do Metalpoint, Warfest, Bloodbath Fest, 50 Shades Of Grind, Hell In Sintra, Psychic Fest, Side B, Xistus Bar e Stairway Club. As suas influências musicais são Blotted Science, The Faceless, Dream Theater, Necrophagist e Animals As Leaders. Para além de músico, Telmo é luthier e dono da Aftermath Guitars.
  • Vitor Vala (Bateria). Nascido a 23 de Junho de 1974, em plena liberdade artística e creativa, é conhecido no meio musical como Nélito. Dotado de uma versatilidade invulgar no pedal e na ponta das baquetas, Nélito possui inúmeras passagens por diversas bandas das quais foi o seu autor, percursor e percursionista. Nas últimas décadas e nos mais variados palcos de norte a sul, ganhou a experiência com que hoje magnetiza o público mais desatento. Está num projecto intitulado Tri-Rex em parceria com o baixista Aires Pereira (Moonspell) e é um dos pilares da banda Xpressão Lírica dentro e fora dos palcos. Nas suas influências musicais encontramos Moonspell, Cypress Hill, Body Count entre outras bandas.

A banda prepara-se para lançar o primeiro álbum, “Artifacts” e conta com espetáculo de lançamento marcado para o próximo dia 30 de Março no Teatro Miguel Franco (Leiria) no evento Clap Your Hands Say F3st.

Do disco, a banda já lançou o single “Se eu Morresse Agora”.