Soundscapism Inc – Desolate Angels

Se há palavra que merece ser riscada para qualificar os trabalhos de Bruno A., quer em Vertigo Steps como actual Soundscapism Inc. é surpresa. Porque já não surpreende a qualidade demonstrada na musica de Bruno. No entanto, o músico consegue várias vezes subir a bitola. E é isso que acontece no segundo trabalho de Soundscapism Inc., o álbum de estreia “Desolate Angels”.

O longa duração pega nas melodias harmoniosas e atmosféricas do homónimo Ep e conferere-lhes uma textura mais enriquecida e eclética. Em “Desolate Angels” os elementos que estavam presentes no Ep de estreia (post/rock, ambient, dream pop) são agora mais notórios, contribuindo para um registo mais intenso, demarcando ainda mais a identidade sonora de Soundscapism Inc.. Bruno A. insiste em iludir-nos e fazer complexos tecidos musicais soarem simples e isso não está ao alcance de todos.

Outro aspecto a reter, é o reforço da importância das composições inteligentes, versáteis e quase cinemáticas que já são uma espécie de imagem de marca dos trabalhos do autor, quer no actual projecto, como em Vertigo Steps.

Em “Desolate Anges” a voz reforça a sua presença e importância, de novo com Flávio Silva em muito bom nivel. No entanto, a voz nunca assume papel principal, portando-se mais como um elemento complementar ao tecido instrumental.

O álbum conta com 13 temas distribuídos por 60 minutos, captados e produzidos pelo músico residente em Berlim, que também toca todos os instrumento e compôs todos os temas. A data de lançamento será no próximo dia 16 de Janeiro.