Apesar de não ser dos browsers mais populares, o Opera foi sempre dos mais inovadores. Das funcionalidades que mais tem impressionado recentemente destaco o bloqueador de publicidade e VPN integrados no browser.

Desta vez, a equipa de desenvolvedores do Opera quis levar a inovação para outro nível, apresentando-nos o novo e refrescante Opera Neon.

O Opera Neon representa um novo conceito a nível de browsers. Com o foco nos conteúdos o browser substitui as tradicionais “abas e páginas” a que estamos acostumados. O browser comporta-se quase como um sistema operativo em que as paginas abertas estão representadas por ícones redondos dispostos no lado direito. O “speed dial” do Opera é subsistido também pelos ícones que funcionam como lançadores. O browser usa o papel de parede do sistema operativo, confundido-se com o ambiente de trabalho do sistema.

No lado esquerdo está disponível um controlador de multimédia, para vídeos e musica de sites como o Youtube e Soundcloud, um botão que nos possibilita fazer recortes de partes de websites para poder partilhar, uma galeria com os recortes efectuados e uma barra com os downloads efectuados ou em curso.

Outra funcionalidade interessante do Neon é a de multi-tarefa, permitindo mostrar dois sites, um ao lado do outro.

Pode encontrar mais informações sobre o Opera Neon e poder efectuar o download clicando aqui.