jornal iOs jornais I e Sol passam a ser, a partir de hoje, propriedade da Neuwsplex, uma nova empresa de comunicação social constituída na sequência da reestruturação dos títulos, agora dirigidos por Mário Ramires.

Segundo editorial de hoje do I, o diário deixa de ter edição de fim de semana, saindo apenas nos dias úteis, enquanto que no Sol (que passa a sair ao Sábado) a revista Tabu passa a ser substituída pela BI, que era parte integrante da edição de fim de semana do I.

“O número de páginas editoriais produzidas semanalmente será o mesmo que o i já tinha com seis edições semanais, e a edição semanal do Sol terá as mesmas páginas que tinha”, garante Mário Ramires, explicando que os dois títulos terão “uma redacção única” mas “com duas direcções (os directores do i não deixarão de colaborar activamente como redactores principais do Sol e vice-versa). “Quer isto dizer que, não obstante a Newsplex ter muito menos funcionários do que a Newshold tinha, a redacção do i passa a ter mais jornalistas do que tinha. E bem mais experientes. Com muito menos chefes e muito mais redactores”.

O modelo da nova empresa visa em mudar aquilo que tem sido a norma nos meios de comunicação. “O princípio clássico era que a circulação (os jornais vendidos em banca) pagava a impressão (papel e gráfica) e a distribuição (desconto da distribuidora e comissão dos pontos de venda), e toda a estrutura de pessoal e custos operacionais eram indexados às receitas de publicidade. Ora a Newsplex parte exactamente do princípio contrário. A circulação (deduzido o desconto da distribuidora e as comissões dos pontos de venda) paga a estrutura de pessoal (vencimentos e obrigações fiscais e sociais) e a publicidade pagará a impressão e demais custos operacionais.”

Além de dirigir os dois jornais, Mário Ramires é o presidente do Conselho de Administração da nova empresa de comunicação social.